XI Encontro Nacional de Estudantes de Informática

O ENEI é um evento anual organizado por estudantes, para estudantes, o qual pretende despertar o interesse e o debate sobre temas atuais da área da informática e aproximar os alunos do mundo empresarial, sem nunca esquecer a componente social, o convívio entre os participantes, que é um excelente veículo de partilha de experiências. Tudo isto faz deste evento uma passagem obrigatória para muitos estudantes de todo o país.

Caminhando para a sua 11ª edição, o Encontro Nacional de Estudantes de Informática afirmou-se já como um dos mais importantes e prestigiados eventos do seu âmbito a nível nacional, caracterizando-se por:

  • Participação de cerca de 500 estudantes de todo o país
  • Presença de oradores nacionais e internacionais de renome
  • Palestras, painéis e workshops de cariz académico e empresarial
  • Exposição e demonstração de produtos tecnológicos
  • Desenvolvimento de hard e soft-skills
  • Recrutamento e partilha de contactos entre participantes e empresas/oradores
  • Socialização e partilha de experiências entre participantes

Para esta 11ª primeira edição, pretendemos dar continuidade a estes aspetos chave do ENEI, assim como apostar numa maior ligação à cidade anfitriã, mais oportunidades de interação com os oradores e empresas presentes e mais mostras tecnológicas.

A CIDADE

A cidade de Aveiro, apelidada de “Veneza de Portugal”, fica situada a cerca de 55 km a noroeste de Coimbra e a cerca de 70 km a sul do Porto, apresentando-se como um importante centro urbano, portuário, ferroviário, universitário e turístico.

Uma cidade repleta de história, procurada pela sua beleza, é ainda um afirmado ponto turístico do centro de Portugal, não só pelas suas paisagens naturais e praias, como também pelos monumentos históricos existentes e gastronomia diversificada, que vai das especialidades de peixe no seu litoral ao famoso Leitão à Bairrada no seu interior, passando pelos tradicionais ovos-moles ou as bolachas americanas e tripas de Aveiro.

Estes e muitos outros fatores fazem de Aveiro uma região em claro crescimento económico conseguindo aliar os testemunhos do passado às exigências atuais, envolvendo a Universidade de Aveiro, num caminho para o desenvolvimento sustentável que garantirá o futuro.

A UNIVERSIDADE

A Universidade de Aveiro (UA) é uma fundação pública com regime de direito privado que tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade.

Criada em 1973, rapidamente se transformou numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país. Frequentada por cerca de 15.000 alunos em programas de graduação e pós-graduação, a UA desde cedo assumiu um papel de relevância no panorama universitário do país, inserindo-se no grupo da frente no que diz respeito à qualidade das infraestruturas que oferece, à qualidade da sua investigação e à excelência do seu corpo docente.

A UA é um parceiro privilegiado de empresas e de outras entidades nacionais e internacionais, com as quais coopera em diversos projetos e programas e às quais presta importantes serviços, sendo por isso um espaço de investigação onde se desenvolvem produtos e soluções inovadoras que contribuem para o avanço da ciência e tecnologia.

Na área da informática, são prova disso as parcerias existentes com o IEETA (Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro) e o IT Aveiro (Instituto de Telecomunicações de Aveiro).

A ORGANIZAÇÃO

O Núcleo de Estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática é uma extensão da Associação Académica da Universidade de Aveiro, criado no ano de 2006. Existe com o propósito de representar os alunos do curso de Mestrado Integrado em Engenharia de Computadores e Telemática da Universidade de Aveiro.

Tal como aconteceu na edição de 2014, o NEECT tem o apoio do NEI-AAUAv, que apesar de existir desde 2013, desde cedo se integrou nas grandes atividades da estrutura e comprovou o valor dos seus dirigentes.

Acima de tudo, o NEECT tem como principal meta a de maximizar os conhecimentos dos membros do curso que representa, bem como a de fomentar uma plena interação entre os diferentes anos deste, permitindo assim o intercâmbio de conhecimento e experiências e servindo de complemento às unidades curriculares.

O seu histórico enquanto núcleo da AAUAv já é longo e repleto de provas dadas. Entre outros eventos e atividades, o NEECT-AAUAv conta já no seu currículo duas edições do Encontro Nacional de Estudantes de Informática, em 2008 e 2014, tendo desde cedo uma relação próxima com o evento, mobilizando sempre os seus membros para a participação no mesmo.

Revela-se assim um dos mais conceituados e respeitados núcleos da Universidade de Aveiro, graças ao seu currículo de eventos e excelência na representação dos seus estudantes e intervenção nas responsabilidades associativas na Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Como chegar


Autocarro

Várias transportadoras efetuam também viagens diárias de autocarro para Aveiro. Poderá ser consultado na página da Internet destas empresas qual o melhor horário e preço correspondente para respetiva cidade de origem.

Automóvel

De automóvel existem várias formas de chegar à cidade de Aveiro. Poderão optar por autoestradas, como a A1, A17, A29 e A25 ou simplesmente pela estrada nacional 1 ou nacional 109.

As coordenadas GPS são as seguintes:

40º 37' 53'' N, 8º 39' 27'' W.


Comboio

Se viajares de comboio para o ENEI, aproveita o bilhete promocional de ida e volta por 2€ nos comboios Urbanos do Porto (linhas de Braga, Marco de Canaveses, Guimarães e Aveiro) com destino a Aveiro, válido de 28 a 31 de outubro e à venda a partir de 24 de outubro.

Se a tua zona de origem não está coberta pelos comboios Urbanos do Porto, a CP oferece-te 30% de desconto nos bilhetes de ida e volta com destino a Aveiro em comboio IC e RG/IR entre os dias 27 de outubro e 1 de novembro.

Os descontos mencionados nos dois pontos anteriores só são válidos mediante a apresentação da prova de inscrição/participação no evento e um documento de identificação pessoal (ex. cartão cidadão).

Não são aceites RT nem Cheque Trem como forma de pagamento. O bilhete promocional não é acumulável com outros descontos em vigor. O bilhete promocional é reembolsável. As revalidações apenas são possíveis dentro do período de desconto. Disponível nas bilheteiras e revisores, caso a estação não disponha de bilheteira.

Para consultares o teu bilhete do ENEI, acede a https://up.events/myaccount/myevents.

Caso tenhas algum problema, contacta [email protected]

Alojamento

Pavilhão

À semelhança dos eventos anteriores, podem contar com alojamento em pavilhão que, como tudo em Aveiro, é muito próximo de todas as actividades que temos à tua espera.

Seminário

Uma novidade nesta edição é esta alternativa ao pavilhão. Se preferes dormir num ambiente mais calmo, oferecemos esta opção de alojamento no seminário dentro do campus, em que terás uma cama num quarto com mais dois participantes com casa de banho privativa.

Mapa do evento