Speaker

Alexey Sidorenko

Teplitsa: Tecnologias para o Bem Social

Project Director

Alexey Sidorenko é diretor da "Teplitsa: Tecnologias para o Bem Social".

Alexey é um membro ativo da sociedade civil e lidera um coletivo de mais de 30 indivíduos em várias regiões da Rússia que divulgam conhecimentos sobre novas ferramentas para organizações da sociedade civil e empreendedores sociais.

Ao longo de sua carreira, Alexey colaborou com vários grupos civis, grupos de reflexão e comunidades internacionais, incluindo Carnegie Moscow Centre, Global Voices Online, Freedom House e Reporters Without Borders.

Em 2010, ele desenvolveu o projeto "Help Map", uma iniciativa premiada de crowdsourcing para ajudar as vítimas dos incêndios florestais do verão. Desde 2012, dirige a Teplitsa, um projeto para ajudar as ONGs russas com IT e formas inovadoras de engajamento cívico.

A Teplitsa administra o maior portal de tecnologia cívica de língua russa, atraindo mais de 10 mil leitores únicos por dia. Também organiza hackathons e meetups e desenvolve software de código aberto. Alexey regularmente apresenta no Fórum de Democracia Pessoal da Europa Central e Oriental.

Alexey possui um Ph.D. em Geografia (Moscow State University, 2010) e fala polaco, inglês e russo.

Vídeo da palestra

Sobre a palestra

Domingo 25/03 | 14:30 - 15:15 | Auditório FEUP

The Closure: Como o governo Russo procura exercer controlo total na internet

Idioma:

"A Internet foi criada como um projeto da CIA e continua a ser desenvolvida como tal", uma citação infame (e longe de ser correta) do presidente russo, Putin, de abril de 2014, pode descrever de melhor forma a atitude do governo russo contemporâneo em relação à Net. Sendo geralmente céticas da Net, as autoridades russas nunca confiaram no meio. Mas, após os protestos pós-eleição de 2011-2012 e as revelações de Snowden, o Kremlin abriu uma nova frente contra ela, implementando um plano coordenado para exercer tanto controlo online como atualmente tem offline. Alexey Sidorenko, observador de longo prazo deste processo, compartilhará uma história ainda em andamento de The Closure - um lento processo de privação de liberdades para se comunicar e expressar online na Rússia.