Workshop

{H}API Day - Open architectures

Segunda-feira 26 de Março | 10:00 - 12:00 | Sala B116

João Riqueza, Ernesto Costa e Marcelo Barroso

Introdução sobre as boas práticas de desenvolvimento de uma API REST.

Requisitos: Todos os participantes devem levar o seu computador.

Business Case sobre a aplicação de APIs na SONAE MC.

Aplicação prática: Especificar uma API REST de um caso real.

Todos os participantes devem levar o seu computador.

Marcelo Barroso: O Marcelo tem a licenciatura em Engenharia Informática e frequenta o mestrado de Engenharia de Software no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Realizou o estágio curricular na empresa BIT da Sonae na implementação de uma API Management na arquitetura, desde então trabalha na organização a integrar a plataforma Apigee aos sistemas e na definição e especificação as APIs que são expostas externamente para os parceiros.

Ernesto Costa: O Ernesto tirou a Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática na Universidade do Minho em 2008. Logo após iniciou a sua carreira profissional na empresa Wipro Retail onde se especializou na área de Integração tendo para isso trabalhado inicialmente na área de suporte e posteriormente dedicou-se à implementação de projetos de integração em vários clientes internacionais, tais como SuperValu, Morrisons, Ahold, Despar, entre outros.Posteriormente, em 2014, aceitou um novo desafio na empresa Altran para se juntar à equipa de Integração da Sonae, tendo assumido funções tecnicas, e algumas de gestão, em inumeros projetos da Sonae. Desde 2017 tem estado a assumir um papel relevante na implementação da estrategia de API’s na Sonae, a nivel da sua de definição, especificação e implementação.

João Riqueza: O João tirou licenciatura em Engenharia Informática no ISEP, ramo de sistemas de informação em 2005. Fez um percurso peculiar, iniciou a sua carreira como programador freelancer em 1997. Em 2000 decidiu complementar o seu conhecimento com a licenciatura e em paralelo com a sua atividade como freelancer. Foi o melhor aluno do seu ano. Em 2005, decide fazer uma alteração de carreira profissional para poder desenvolver-se como profissional e iniciar projetos de maior dimensão e complexidade, iniciando o seu percurso como trabalhador dependente em software houses. Desenvolveu projetos nas diversas indústrias, Seguros, Produção, Saúde e mais recentemente no retalho. Em 2011 juntou-se à equipa SONAE para implementar uma equipa e processos com competência em arquitetura empresarial. Desde 2014 que assumiu funções de manager de área de integração e em 2017 acumulou essa função com mais duas equipas: Customer e Gestão de Identidades e Acessos. Orgulhoso pelas equipas e pessoas que tem a felicidade de liderar, e mais recentemente do sucesso da estratégia implementada de API management.